ENSINO

Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa está com inscrições abertas

Atividades acontecerão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), de 26 a 28 de setembro
Publicada em: 12/09/2023 08:29
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

Estão abertas as inscrições para participação na 25ª Edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa - XXV SIGE. O evento, que é promovido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e será realizado no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), ocorrerá entre os dias 26 e 28/09 em formato híbrido, ou seja, de maneira presencial e à distância.

O SIGE tem como objetivo criar um ambiente de troca de experiências entre os setores acadêmicos, industriais e operacionais das Forças Armadas, em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas de Defesa. Inserido na Pós-Graduação do ITA, o Simpósio é organizado pela Comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e conta com a participação voluntária dos alunos de mestrado e doutorado do Programa.

O corpo de revisores dos artigos submetidos é constituído por integrantes da comunidade científica nacional e internacional, além do setor operacional das Forças Armadas e da indústria, com notório saber na área de Defesa.

Ao longo do evento, serão realizadas palestras plenárias presenciais com personalidades do governo, da academia e da indústria. Para possibilitar o acesso de participantes remotos, as atividades serão também transmitidas pela internet.

Ainda serão apresentadas diversas sessões técnicas com temas voltados à aplicação operacional nas áreas de:  Análise Operacional; Engenharia Logística; Comando e Controle; Defesa Cibernética; Guerra Eletrônica; Sensoriamento Remoto; Sistemas de Armas; Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN); Aplicações Espaciais; Bioengenharia e Tecnologias Quânticas. 

Este ano, em parceria com o Comando de Preparo (COMPREP) e com o Comando de Defesa Cibernética (COMDCiber), serão realizados, simultaneamente, o IV Workshop de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), o I Encontro de Tecnologias Quânticas para Defesa e a 2ª Semana de Aplicações Operacionais ao Preparo e Emprego.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site www.sige.ita.br ou durante o evento.  

Fotos: Arquivo/ITA